Pesquisar este blog

2 de março de 2010

Loucura...

Olá caros leitores, eis que é tempo de uma segunda postagem... então:

Loucura... o que afinal representa essa palavra?
Procurei em muitos lugares a origem de tal conceito... vi em muitos lugares que sua origem é desconhecida, no entanto, ela tem seu significado não é mesmo? Mas este é, afinal, um conceito recente da sociedade?

A partir de quando começamos a classificar isso ou aquilo como sendo louco? Como sendo insano?
Sem dúvida alguma, isso nos traria uma gigantesca quantidade de informações relacionados com cada época da história humana... O pouco que me permito conhecer é que, antigamente, loucura antes não era conhecida como é hoje. As pessoas loucas as vezes eram consideradas "assombradas", "possuídas", "hereges" e tudo o mais que você possa se lembrar e pesquisar... o intuito aqui não é exatamente essa discussão, mas a ideia de que loucura já representou diversas coisas na nossa história... podemos dizer que representa o desconhecido. Podemos dizer que representa o estranho.

Indo um pouco mais além... pessoas que escutam vozes são loucas certo?
Pois bem... partindo da pura ciência, sim elas são loucas... partindo do espiritual não.
Grandes gênios do mundo já foram considerados loucos simplesmente por estarem a frente de seu tempo, por perceberem coisas que ninguém mais percebia... ou seja... coisas estranhas...

Pois bem caro leitor, eis que surge então a minha definição de loucura: Desconhecido... Abstrato... Confuso... Males da alma... Problemas cerebrais... Iluminação...
O único jeito de definir algo tão gigantesco como loucura é usando conceitos tão abrangentes quanto possível.
Digo desconhecido porque nem mesmo aqueles que estudam a loucura a fundo tem uma ideia sobre o que é, o que causa, o porque e afins...
Digo abstrato, pois não há como prever, como imaginar, como sentir se você não for o próprio "louco".
Digo confuso pois a loucura quando surge causa espanto, repulsa, admiração, confiança, paixão, dor, motivação e muitos outros conceitos tão contrários em si quanto diferentes.
Digo males da alma pois podem vir mediante traumas, problemas, necessidades, vontades... uma pessoa pode nascer "louca" ou tornar-se "louca", conforme sua alma sofre e experimenta o mundo (a questão do que é alma para mim eu abordarei em outro post).
Digo problemas cerebrais porque a ciência já nos mostrou que existem os estados de "loucura" que advém de problemas em nosso tão estimado cérebro e acho que essa parte não precisa de muita explicação.
Digo iluminação porque as vezes temos ideias a frente de nosso tempo, temos explicações que muitos julgam absurdas, temos conceitos que abalam toda frágil sociedade humana e suas crenças, enfim, temos nossa iluminação variando de indivíduo para indivíduo mas que com certeza vai em desacordo com o conceito de algum determinado grupo.

Eu não possuo nenhuma graduação em psicologia, psiquiatria ou afins... mas tenho o que todo ser humano deve ter: pensamentos.
Por isso divido essas minhas ideias neste espaço, peço desculpas por qualquer erro que possa estar contido neste texto, mas somente naqueles de caráter histórico ou relacionado a fatos. Quanto a "erros" em pensamentos, pois bem, estamos aqui para discutir e analisar mutuamente ideias relacionadas e tentar aprender o máximo possível com cada cérebro presente nesta discussão.
Este post também não é fixo, podendo ser alterado conforme as ideias e os comentário forem surgindo, cada ideia válida poderá ser adicionada, tornando assim este post em um "acumulado" de ideias e conceitos dos mais diversos.
Abram sua mente e deixem as ideias fluirem e me ajudem a criar o mais extenso conceito sobre "loucura".

Enlouqueçam x]

8 comentários:

  1. "Digo confuso pois a loucura quando surge causa espanto, repulsa, admiração, confiança, paixão, dor, motivação e muitos outros conceitos tão contrários em si quanto diferentes."

    Esse sou EU! Whsauhsauashu...

    Ótimo post denovo Bieh!

    Escrever é como entrar numa bela estrada, adentro de seu carrão conversível cheio de gasolina, é gostoso, e não dá vontade de parar, pelo contrário, da vontade de voar baixo passando assim por cima das cobras que vem para tentar nos desanimar!...

    Você e esse post são dú CARAI! Mas ta faltando imagens... (vou contribuir com um site que, com certeza, você vai achar muitas http://olhares.aeiou.pt/)... FUI!

    ResponderExcluir
  2. O importante é notar que a loucura não é um distúrbio, mas sim a manifestação de um fenômeno que não é comum. Um jovem de 18 anos que adora os Carpenters é considerado louco numa sociedade onde os rapazes "normais" escutam rebolation tion ... Mas isso não é uma chaga, é apenas o livre exercício do raciocínio.

    ResponderExcluir
  3. Loucura é ver o além, é estar em universo paralelo, é INCOMODAR a comodidade dos ditos sábios e muitas vezes buscar as respostas no nosso avesso.
    "A normalidade é uma alusão imbecil e estéril."


    ps: esses texto tão me fazendo ter mais orgulho de ti x)

    ResponderExcluir
  4. "E aqueles que foram vistos dançando foram julgados insanos por aqueles que não podiam escutar a música."

    Acho que diz tudo.

    É de um carinha aí... xP

    ResponderExcluir
  5. Se tem uma coisa que posso confirmar são as informações históricas. E era isso mesmo, os que tinham opiniões diferentes das instituídas pela "alta sociedade" iam parar no hospício, no sanatório. O que era (e o que é) julgado estranho e desconhecido sempre foi intitulado de louco, sem nem ser discutido. Em qualquer período da História. Concordo com você.
    O Alienista é um ótimo livro sobre esse tema ;]

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Pessoas dizem que loucura é ser diferente, como ter um pensamento diferente ao comum, diferente do padrão, como por exemplo aqueles que acham um assunto que seja estranho para a maioria, ou um gosto por certa coisa, como um estudo da mente de um serial killer, quantas pessoas se atraem por isso? Agora eu pergunto, será que isso pode ser considerado loucura, se essas pessoas não tivessem esse interesse diferente, saberíamos definir algumas coisas?

    ResponderExcluir
  8. Começo esse comentário dizendo que todos nós somos loucos, e a intensidade de nossa loucura depende do ponto de vista de quem nos analisa...
    Já quando um certo indivíduo é rotulado de louco, insano por um grupo maior de pessoas, é porque ele pertence a um grupo menor que tem hábitos, gostos, pensamentos, condutas ou opiniões adversas a um grupo maior de pessoas que se aceitam o contrário como sendo "normal"...
    Ou seja, a questão do que seja loucura tem que ser colocada em pauta, mas igualmente a questão do que seja "normal"... Afinal alguém aqui não se considera um pouco louco? Quem aqui tem a audácia de dizer: - Eu sou normal? Pra dizer isso tem que saber bem o conceito de loucura e de normalidade... E digo que, sem levar em conta opiniões alheias, do meu ponto de vista, em muitos momentos, me considero, louca... rs Vc não??

    ResponderExcluir