Pesquisar este blog

30 de março de 2011

Se Ele existe, então...

Ao ler alguns textos e frases comecei a "traduzir" um certo pensamento na minha mente. Comecemos com as hipóteses:

Se Deus existe como é "sabido" então ele criou TUDO, sem exceção.
Seja Deus onipotente, onipresente e onisciente. Nada acontece sem que ele permita ou já saiba.

Agora, as consequências desses "fatos":

Deus criou o mal (diferente de uma propaganda veiculada de uma suposta frase de Einstein, onde ele afirma que a maldade existe quando não há bondade, o mal existe! Coisas ruins podem acontecer quando não se pratica o bem, nessa parte concordo com a afirmação acima, mas coisas ruins acontecem quando se quer fazer o mal! Certas atitudes e vontades SÃO malignas, é algo que existe no ser humano, a maldade é algo tão certo quanto a bondade) e com isso coisas ruins que acontecem são, por consequência, sua culpa.
Deus é onipotente e poderia evitar o mal que ele mesmo criou, mas não o faz (independente do que você venha a pensar como contra argumento só imagine que você tem a oportunidade de salvar alguém de algo ruim ou de ver o que iria acontecer só para que ela tivesse um aprendizado, digamos. O que faria?).
Por ser onipresente e onisciente, ele sabe de todo mal que acontece a todo instante e de todo o bem. Caímos na afirmação acima, acontece porque ele permite.
Seja ele tudo isso acima mas não impede que certas coisas aconteçam por termos o livre arbítrio, então deixa a nosso cargo fazermos o que queremos com nossas possibilidades dadas por ele. Mas, caso você seja mau, irá para o inferno e sofrerá. Logo se alguém sofrer por sua causa (coisa que ele permitiu) você irá para o inferno e sofrerá muito mais por conta disso (mas ele permitiu que você fizesse).
Você tem o bem e o mal dentro de você, porque deus te fez assim. Tudo depende de suas escolhas, e suas escolhas são reflexos do que você é e do que passou, coisa que deus já sabia com antecedência. Então, no final, você não teve escolha e deus já sabia exatamente para onde você iria.
No final das contas, você não tem escolha, ele já decidiu tudo pois sabe de tudo e pode tudo.

Agora pensemos que não seja bem assim. Ele não criou o mal, isso é uma característica humana ou então uma criação do demônio, que por algum motivo desenvolveu um poder acima dos limites de deus. Só nesse momento, já sabemos que deus não criou tudo.
Pensemos agora que as coisas que acontecem, são por puro desejo do ser humano, sem o controle de deus. Deus não é onipotente. Ele não pode evitar a maldade humana.
Agora imagine o fato de que temos escolhas, e deus não tem poder sobre isso, logo não sabe de tudo, não é onisciente.

Agora pense, você que acredita no deus da bíblia, como exatamente é seu deus?

Onipotente, onipresente e onisciente? Por consequência é mau, sádico, indiferente. Não te permite escolhas, você é o que ele fez de você!

E se não for isso acima, então por que chama-lo de deus? O mal acontece sem que ele possa deter. Não criou a tudo, tendo coisas fora de seu controle e desejo.

Nesses pensamentos, encontrei algo de alguém muito superior a mim em pensamento, mas que convergiram para um ponto em comum:

"Se Deus é onipotente, onisciente e benevolente. Então o mal não poderia continuar existindo.
Se for onipotente e onisciente, então tem conhecimento de todo o mal e poder para acabar com ele, ainda assim não o faz. Então Ele não é bom.
Se for onipotente e benevolente, então tem poder para extingir o mal e quer fazê-lo, pois é bom. Mas não o faz, pois não sabe quanto mal existe, e onde o mal está. Então Ele não é onisciente.
Se for onisciente e bom, então sabe de todo o mal que existe e quer mudá-lo. Mas isso elimina a possibilidade de ser onipotente, pois se o fosse erradicava o mal.
E se Ele não for onipotente, onisciente e bom, então porquê chama-lo de Deus?"
-Epicuro

Eu só quero terminar com o seguinte: Seja la como for, se deus existe ou não, ele não é a maior das forças, o bem, o poderoso, o pai celestial, o que quer que seja. Ele é imperfeito, limitado e desconhecido. Se algo criou tudo então não é como "está escrito".

Pensem em relação a isso e transmitam dúvidas. Não é ruim acreditar em algo, só é ruim acreditar sem pensar, sem duvidar.

2 comentários:

  1. Se ele criou seres que são semelhantes a ele, logo afirma ainda mais a frase "[...]ele não é a maior das forças, o bem, o poderoso, o pai celestial, o que quer que seja. Ele é imperfeito, limitado e desconhecido. Se algo criou tudo então não é como "está escrito[...]"

    ResponderExcluir
  2. rss
    sigo o seu blog já faz um tempo,mas não paro sempre pra ler.
    muito bom os textos e pensamentos.muito bom msm.
    tbm escrevo.
    bacana^^

    Um abraço.

    ResponderExcluir